Olha só esse que legal: Tivemos 2 dias para montar uma mesa de casamento econômica e o resultado além do esperado foi econômico pacas: R$ 400 pilas sem sufoco
![:)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjcFHJhT6SRsjdgqONjQvDs0geh9iLchD6V2MGnkwldjNV9lGHiN3QgxbPV371NAcdhlS9JlgRFjm8eaHVuZCsPoNKm1nZzyQbx3prEwNeEycdTYag9SJHMpA2ZIMhc8mQOSt0Qfh_r9BW=s0-d)
Vambora ver tudo isso? Mas ó, já adianto: o post tá longo mas é por que está tudo bem explicadinho, ok? se você aguentar ler até o final vai ter surpresa
![:)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjcFHJhT6SRsjdgqONjQvDs0geh9iLchD6V2MGnkwldjNV9lGHiN3QgxbPV371NAcdhlS9JlgRFjm8eaHVuZCsPoNKm1nZzyQbx3prEwNeEycdTYag9SJHMpA2ZIMhc8mQOSt0Qfh_r9BW=s0-d)
Pra começar quero deixar claro que
não sou decoradora, tampouco paisagista ou florista. A única profissional atuando no dia era a
Camila Nepomuceno como chef. Não quero afrontar decoradores que com absoluta certeza fariam um trabalho infinitamente melhor que o meu.
O que desejamos mostrar é que temos braços, pernas e uma cabeça pensante e quando falta a grana, nasce a criatividade. Mostrar que há noivas que podem pagar pelos seus serviços mas há aquelas que nunca poderão e foi pensando nelas, e na capacidade que todas tem, que nos desafiamos afim de provar que é possível!
Essa mesa poderia ser usada em chás, noivados e em casamentos, com toda a certeza. É simples mas nós gostamos do resultado e ela nos custou uma média R$ 400, provando que mesmo com pouco, se vai longe.
Vamos começar pelas receitas?
Tendo apenas 2 dias, recomendo que você pense como nós pensamos: menos é mais. Escolha um máximo de 5 preparações diferentes (entre o bolo e os doces) e se perceber que é muito ainda, diminua. A Camila fez um naked cake lindo, fácil e saboroso, com as sobras de massa assada fizemos cake-pops, um ganache para os copinhos e com uma única massa de brigadeiro branco, três sabores diferentes: morango, nozes e branco com raspas de chocolate colorido de azul. A preparação de toda a parte culinária demandou umas 4hs (com as duas mãos da chef na massa e mais quatro de suas auxiliares, hehehe).
Vamos falar de Naked?
Naked Cake é esse bolo sem cobertura, com cara de rustico que ou você ama ou acha feio. Como a gente ama, a Camila já tinha dado a receita dele de chocolate aqui no blog e hoje vamos ensinar esse de baunilha que vai bem com vários recheios. Primeiro com os ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de fermento
3/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de buttermilk caseiro (1 colher de chá de suco de limão + uma xícara de leite e deixe descansando na geladeira pelo menos 1h antes)
1 xícara de óleo de canola ou girassol
3 ovos grandes
1 colher de sopa de essência de baunilha
Se quiser fazer bolo de fruta ao invés de baunilha é só trocar o leite pela polpa peneirada
![:)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjcFHJhT6SRsjdgqONjQvDs0geh9iLchD6V2MGnkwldjNV9lGHiN3QgxbPV371NAcdhlS9JlgRFjm8eaHVuZCsPoNKm1nZzyQbx3prEwNeEycdTYag9SJHMpA2ZIMhc8mQOSt0Qfh_r9BW=s0-d)
Observações:
- Peneirar todos os ingredientes secos;
- Bater rapidamente todos os ingredientes líquidos no liquidificador, para facilitar a homogeneização;
- Misturar os secos aos líquidos – não bater na batedeira, somente misturar com fouet, até misturar completamente
Leve ao forno pré-aquecido por 25 a 30 minutos a 180º. Só abra o forno 20 minutos após para ver se o bolo está assado, se não ele murcha. Nós enchemos três formas com essa massa: uma de 15 e duas de 10cm.
Recheio – Creme de Confeiteiro
Ingredientes
1ª. Parte
1L de leite
125g (2/3 xícara) de açúcar refinado
2ª. Parte
90g de gemas (4 gemas)
125g (2,5 ovos grandes inteiros) de ovos inteiros
75g (2/3 xícara) de amido de milho
125g (2/3 xícara) de açúcar
3ª. Parte
60g (1/3 xícara) de manteiga
15ml (1 colher de sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
– Em uma panela grossa, dissolva o açúcar no leite e leve ao fogo brando até começar a ferver;
– Em uma tigela de inox, bata as gemas e os ovos inteiros com um batedor de arame;
– Peneire o amido de milho e o açúcar dentro da tigela com os ovos. Bata com um batedor de arame até obter um creme bem liso;
– Faça a temperagem da mistura de ovos: batendo sem parar, junte o leite aos poucos, em um fluxo contínuo;
– Coloque a mistura de volta na panela e leve ao fogo, mexendo sempre;
– Quando a mistura ferver e engrossar, retire do fogo;
– Incorpore a manteiga e a essência de baunilha, mexendo até que a manteiga esteja totalmente misturada;
– Despeje em uma assadeira ou recipiente raso de inox. Cubra com um filme plástico colocando-o diretamente em contato com a superfície do creme, para prevenir a formação de película. Deixe esfriar e leve à geladeira o mais rápido possível;
– Bata o creme de confeiteiro gelado antes de usar, até ficar cremoso.
![como-fazer-creme-de-confeiteiro (2)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uiJ9Ym5U435B1A2q0W0ydQIQ4vzi0dURST66E7uPy8oeLK9bBYPBeY2UXQkDh9AokLAbS7wPMj_H_doGhHkPeLIoWUqoWnoZrlfpMNIJOJXFjWCxWRvtYVRJGWXopkJpyZNp2Ml6KkO7U3iieUH7kHiJqnxdGoIaK3ROyIlW5AEsY=s0-d)
![como-fazer-creme-de-confeiteiro (3)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_veUJzKfmPYl_AjoBzR4hEi9rTS020gIt5hHtUDv3SJzzWsFJXnLqTZZMDLYRpA9OE-0bkD0yJ1M_g8Ys9R_p4vsdJHftwmjSSj05b7Oeiy9OnKcZAHE-LEDR75YZBJVlsE9aQajBOhg3rpfYGW9tpl3slCHSxDjq0SDb0iRIgRmuQ=s0-d)
![como-fazer-creme-de-confeiteiro (4)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_toAZS9OrhHXuIYI80OyG0KZwxbcAkeLJLknwng_ShS6KhQJUhcR7aJEFYiL91DXzrZZSX6hxthMxjr0exBGGu3y_TVLqwgCEVTQoLb8CkgbwCxk517bgjpes_MeVZwQKvZbHoMDNA3as4lu28f_FLV9NrceGE9i7LrPqHEWYL6GA=s0-d)
![como-fazer-creme-de-confeiteiro (1)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tybUwBfz99pXZGEZoPoH3Pmz_SkmL2L9av9rUpAaNYZXkZL_NKRgGzDB0dTtiivLLfgCafHZWSq0E9SE6yZG4eFDYZN7l5CXI37HrfbNmC0Yn09VOzFfPHDPVCP_CufDUhMKZyZyYsHSQIV0MRJ1avZclTP3iJIotO-E5aP9iz7Bw=s0-d)
Depois de assados, Camila retirou a “tampinha” de cada um dos bolos (sim, deixando o bolo reto pois vocês sabem que os bolos incham na parte de cima), fatiou o grande em 3 partes e um dos pequenos em duas. As tampas nós esmigalhamos para fazer os cake-pops. Feito isso foi só colocar os recheios, empilhar as camadas de bolo e enfeitar com os morangos
![:)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjcFHJhT6SRsjdgqONjQvDs0geh9iLchD6V2MGnkwldjNV9lGHiN3QgxbPV371NAcdhlS9JlgRFjm8eaHVuZCsPoNKm1nZzyQbx3prEwNeEycdTYag9SJHMpA2ZIMhc8mQOSt0Qfh_r9BW=s0-d)
![esfarelando-o-bolo](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v--Sk8MM63ztoWDaRsqgO78OeS836-9dM5g1kJ1mgJJdVTmKCeFNEWI1W7GWde__BrH7-jSQHc_lC15xhGBhO_oY7ynrKCVIv1kYfRW83tmG4arv4p6ZRGvM3oNKSmKZIRSy27Mws0xXy0IUmHVbN4-4E=s0-d)
Esfarelando o bolo
![galera-mao-na-massa-naked-cake](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJfKQ4HfD_FqCp83uiSMm5XdZ91w4uhUECTENsqPrQmnFuNmDaQGI04iSAt-UpNcy4wEZVYyeWTPD04qRXL0FLApVVQfuP6s2IGSgCYDvXXs4Lmgqgq0LQ86kIAAo6VUoJTAM2g7KwUP7imNZqsX0FWTuhPJWyi0qmEZ8cbF4=s0-d)
Todo mundo com a mão na massa
Os brigadeiros tem a mesma base que a da
receita que já foi dada aqui no blog. Nós só separamos a mistura em três partes e fizemos assim: em uma das partes acrescentamos nozes bem picadinhas, na outra colocamos emulsificante de morango (e o gosto ficou como o de bicho-de-pé) e na última só os rolamos sob confeito colorido com corante comestível azul que depois de seca passou pelo ralador. Receita abaixo.
Tamanho das forminhas que usamos: nº 5, com tapete de celofane rendado.
De novo: a receita desse brigadeiro branco está neste post que a Camila já deu. Não vou passar de novo para não me alongar, tudo bem? Mas aqui vai as receitas dos confeitos caso você queira fazê-los ao invés de comprar um pronto.
Confeitos rosa e azul que foram em cima do copinho e no brigadeiro azul:
Ingredientes
Cobertura sabor chocolate branco
Corante para chocolate nas cores desejadas
Modo de preparo
– Derreta a cobertura de chocolate, em banho-maria ou no microondas, de acordo com as orientações da embalagem;
– Aplique o corante para chocolate na cor desejada;
– Espere o chocolate colorido esfriar e endurecer completamente novamente;
– Use um ralador (comum, de cozinha) para raspar o chocolate colorido.
Pode usar como qualquer outro confeito, para a decoração desejada. Mas ó.: o corante utilizado tem que ser específico para chocolate, caso contrário a água do corante comum irá estragá-lo.
IngredientesMassa de bolo assada
Creme, brigadeiro ou ganache suficiente para dar a liga (depende da quantidade de massa utilizada)
Cobertura sabor chocolate ao leite, meio amargo ou branco, suficiente para cobrir (em média 10g por popcake)
Palitos para espetar e banhar
Modo de preparo
– Esfarele o bolo;
– Misture com o recheio utilizado até atingir um ponto em que é possível modelar (cuidado com a quantidade: se colocar demais, vai ficar muito mole e o palito pode escorregar na hora de banhar)
– Faça as porções de massa e modele as bolinhas;
– Derreta a cobertura de chocolate, em banho-maria ou no microondas, de acordo com as orientações da embalagem;
– Molhe a ponta de cada palito no chocolate (cerca de 1 cm) e espete nas bolinhas. Espere o chocolate secar antes de banhar totalmente;
– Quando o palito estiver seguro na bolinha pelo chocolate já seco, banhe cada bolinha no chocolate derretido. Dê leves batidinhas no palito, na borda do recipiente, para retirar o excesso;
– Despeje os confeitos ao redor do popcake e deixe secar. Duas opções: você pode secar com a bolinha pra cima, usando como apoio uma peça de isopor, por exemplo, ou com a bolinha pra baixo (que foi como fizemos). Se for usar a segunda opção, faça-o sobre uma folha de papel manteiga.
![ganache-no-copinho](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vOyFL5_5Evi3tQklRGsCVG88rdSj1UBo-eJDV7Epm0pJnLLpRXwgxWEhGrGIh1F5zEAcavuoMnW3aBmD8XRG9uNfviMHgFQkHsWlgJOJSzOOt4vLoZOKimLTvR9eVGJYNxIZDMB59c1xcJNrVn7uyLKuJv=s0-d)
![ganache-no-copinho](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sgpWxXl2tL9gKYxte0LdQg04cfXTYs14IxcIY3ag2KGtdISlHEsi5xvgit_DpU_-wyHtKW6MTGnrqkg2t1QcnAzydfYRi1CYnAPkF18Xe6wlSy6DLBcPXsRkI_Ipj_3XmnIgeswE8s9-Tm1rRDWmOwYDQ=s0-d)
Fizemos a ganache de chocolate branco, aqui eu deixo a receita das duas:
Chocolate branco
1 medida de creme de leite (pode ser de caixinha)
2x a medida de chocolate branco
Exemplo: 1 caixinha de creme de leite (200g) e 400g de chocolate branco
Chocolate meio amargo ou ao leite
1 medida de creme de leite (pode ser de caixinha)
1,5x a medida de chocolate
Exemplo: 1 caixinha de creme de leite (200g) e 300g de chocolate meio amargo ou ao leite
Modo de preparo
Opção 1
– Pique o chocolate;
– Aqueça o creme de leite até começar a ferver;
– Jogue dentro o chocolate picado e mexa até o chocolate derreter completamente.
Obs: especialmente se o chocolate for branco, às vezes dá um pouco de trabalho para derreter. Se começar a esfriar e ainda houver pedacinhos de chocolate, reaqueça levemente, aos poucos, a mistura, até o derretimento completo.
– Espere esfriar antes de usar.
Opção 2
– Pique o chocolate;
– Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas;
– Junte o creme de leite em temperatura ambiente, aos poucos, até homogeneizar completamente;
– Espere esfriar antes de usar.
Ufa, quantos docinhos. Vamos falar da decoração agora?
![:)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjcFHJhT6SRsjdgqONjQvDs0geh9iLchD6V2MGnkwldjNV9lGHiN3QgxbPV371NAcdhlS9JlgRFjm8eaHVuZCsPoNKm1nZzyQbx3prEwNeEycdTYag9SJHMpA2ZIMhc8mQOSt0Qfh_r9BW=s0-d)
***
Fizemos tudo no sábado passado e na sexta, antes do trabalho, fui na Av. Dr. Arnaldo, em frente ao cemitério do Araça comprar flores. Ora, eu poderia ter ido ao CEASA e economizado mais? Claro! Mas eu moro no fim do ABC e uso trem. Quais as chances num dia de frio e garoa de eu ir ao CEASA para comprar poucas flores?
Poderia ter ido a outros lugares do ABC também mas eu sabia que nas bancas da Dr. Arnaldo tem uma variedade bem grande de modelos de flores e posso pechinchar com os vendedores que já são meus conhecidos. Trouxe: Alstroemerias e Lisianthus mas ganhei uma gérbera de presente (que você vê solitária em um vasinho azul sob a mesa) e um ramalhete de mosquitinhos. Total de R$ 105 reais.
Os pompons, forminhas para os doces e os canudos comprei em uma lojinha próxima do metrô Paraíso chamada TUDEM pois estava de passagem por ela e não estava a fim de enfrentar 25 de março. A loja tem tanta coisa bacana mas tanta que eu até fotografei uns achados procês:
Paguei R$ 5,90 por cada pom-pom e R$ 7,25 pelo pacote de cada canudo (trouxe dois modelos e cada pacote vem com 20). Eu poderia ter feito o pom-pom pois é super fácil. Mas novamente: eu só tinha dois dias e acho que valeu a pena. Com tudo minha conta na loja ficou em R$ 62,60 (contando com as forminhas também).
Total com flores e enfeites:
R$ 167,60. Já as bandejas e suportes para doces e bolo, são de Porto Ferreira e
neste post eu mostrei quanto custaram. Como são minhas peças, eu não deduzi no valor final. A toalha de mesa também é minha e os vidrinhos das flores são potes de azeitona, garrafinhas, molho e etc que mesmo depois de casada eu não paro de juntar
![;)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sNmz_OzryKrWPGRb2fq8QBhLxe9hcN9ftOZLOsQ25nRPkzrDTA1S9G2KmB1FOse-pZ7gB7KZ4OLu0UT6jx9Bdc71oqFjeNa0DsdP2r87XMriRJabny8j3z6LPDGXuH4aW2_JfY_wJW5w=s0-d)
![como-fazer-pompons-de-papel-de-seda](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vqMUGKXQxeEwlMg8rlUzxaOrFUBk1lAdI4BbvyVy-wvfDhnNV0S_17z5LSH1guURi4RYgDRq9pm9genpKdjOIrJRpWgKJCfhp9-5tClBixa29sWZkYXZQbfOV7TSI0EP-Pkl89U80j12Uaj2w1NduKnWjwO-ZvpHtq9gdy6MprZFDaUA=s0-d)
Os pompons. Suportados por linha comum e presos ao teto com dupla-face
E a mesa pronta? Como foi ficando?
Assim ó:
Por fim queremos dizer que fica muito mais em conta preparar tudo em casa mas que a diferença de contratar, pelo menos no caso do bolo e dos doces da Camila, nem seria tão grande. Algo em torno de R$ 100 a 150 a mais e você também adquire 2 dias sossegados antes do casamento.
Itens de decoração – TUDEM (Rua José Antônio Coelho, 160/203 (11) 5575-5849/5575-4392) | Bolo e doces –
Nepominhas (Camila Nepomuceno)
***
Ah, amiga…cê pode até ter achado “bonitinha” mas de perto ela ficou lindona!
Tá ruim das pernas pra casar? Passa no cartório e depois chama a família e os amigos mais íntimos para um almoço na sua casa com essa mesa bonitona de lado e você não vai se sentir “menos casada” que a noiva que deu festa para 200 pessoas de jeito nenhum!
Quero deixar aqui o meu obrigada especial para um marido, um noivo e duas amigas queridas que me ajudaram nesse desafio proposto pela
Lista de Casamento. Vocês arrasaram. Muito obrigada por tudo!